Serviços de Fiscalização, Supervisão e Controle de Qualidade das Obras de Duplicação da Serra do Cafezal (BR-116), em Miracatu/SP, no trecho entre São Paulo/SP e Curitiba/PR.
Os serviços de supervisão prestados à Concessionária Autopista Regis Bittencourt S.A. consistiram em atividades de verificação e avaliação de conformidades das Obras de Duplicação da Serra do Cafezal, inclusive das obras de arte especiais e túneis, localizadas entre o km 344 e o km 363 da rodovia BR-116/SP, que compreende os lotes 2, 3, 4, 5, 6, 7 e 8, totalizando 19 quilômetros de duplicação.
Foram desenvolvidos os seguintes serviços de Supervisão:
Contratante: Autopista Regis Bittencourt S.A.
A obra de duplicação da Serra do Cafezal representou um grande desafio de engenharia devido a condição montanhosa do relevo, dificuldade de acesso, características do regime pluviométrico, natureza do solo, condicionantes ambientais e volume de tráfego. As obras de duplicação incluíam a implantação de três faixas de rolamento no sentido São Paulo e duas faixas no sentido Curitiba, e envolvia uma série de obras de arte especiais. Os trechos fiscalizados apresentavam doze viadutos, alguns deles de grande extensão e elevação, que somaram 3,3 quilômetros, e três túneis de implantação complexa, com extensão total de 1,2 quilômetros.