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Projetos de duplicação da BR-101/ES

Elaboração de Estudos e Projetos para a duplicação da rodovia BR-101/ES e implantação do Contorno de Iconha/ES.

Os serviços desenvolvidos para a ECO-101 Concessionária de Rodovias S.A. consistiram na elaboração de Estudos e Projetos Executivos de Engenharia para as obras de duplicação da BR-101, e demais melhorias, entre o entroncamento com Rodovia BA-698 (acesso a Mucuri) e a divisa ES/RJ, nos seguintes trechos: km 138,3 ao km 190,5 (52,2 km); km 190,0 ao km 228,90 (38,9 km); e km 357,0 ao km 425,7 (68,7 km). Também fez parte do escopo dos serviços os Estudos e Projetos Executivos de implantação do Contorno de Iconha/ES, alternativa apresentada para a rodovia contornar a região urbana da cidade de Iconha no trecho compreendido entre o km 373,5 e o km 380,3.

Foram desenvolvidos os seguintes serviços de Infraestrutura Rodoviária:

  • Levantamento Planialtimétrico Cadastral;
  • Projeto Geométrico Preliminar;
  • Sondagens e Ensaios Laboratoriais;
  • Cadastro Unificado de Interferências;
  • Estudos Hidrológicos e Hidráulicos;
  • Projeto Executivo de Geometria;
  • Projeto Executivo de Terraplenagem;
  • Projeto Executivo de Drenagem e Obras de Arte Correntes;
  • Projeto Executivo de Pavimentação;
  • Projeto Executivo de Obras de Arte Especiais;
  • Projeto Executivo de Obras de Contenção;
  • Projeto Executivo de Geotecnia;
  • Estudos e detalhamento executivo de tratamentos profundos para fundação de aterros em regiões com solos de baixa capacidade de suporte, como bermas de equilíbrio;
  • Projeto Executivo de Sinalização e Dispositivos de Segurança;
  • Projeto de Desvio de Obras e Sequência Executiva;
  • Projeto Executivo de Iluminação;
  • Projeto Executivo de Desapropriação;
  • Planilha de Quantidades e Preços do Projeto Executivo.

Contratante: ECO-101 Concessionária de Rodovias S.A.

Detalhes fazem diferença

A passagem da BR-101/ES pela cidade de Iconha/ES era considerada o maior gargalo do trecho de concessão da ECO-101. Antes da implantação do contorno, a BR 101/ES atravessava a sede do município de Iconha com seu elevado tráfego, cortando seu centro comercial e trazendo grande risco e inconvenientes à população de Iconha, além de, frequentemente, ocorrer a formação de grandes filas de veículos para a travessia do perímetro urbano, onde a velocidade média do tráfego não ultrapassava os 30 km/h.

Com a implantação do contorno viário eliminou-se totalmente a passagem da rodovia por dentro da região urbana do município, reduzindo o tempo de viagem dos usuários, e diminuindo drasticamente o índice de acidentes na região, melhorando, desta forma, a qualidade de vida dos moradores de Iconha/ES.

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