Elaboração das bases cadastrais, por processos fotogramétricos e perfilamento laser além do cadastro socioeconômico da faixa de servidão da LT 230kV.
A EDP Energias do Brasil, vencedora do lote 24 do leilão 013/2015, contratou a Engefoto para a para a elaboração das bases cadastrais, por processos fotogramétricos e perfilamento laser além do cadastro socioeconômico da faixa de servidão da linha de transmissão de 230kV entre as subestações de Linhares a São Mateus II, com área total de 209,5 km².
Inovando com técnica de Posicionamento GNSS, conhecida como RTK – Real Time Kinematic, a Engefoto conseguiu otimizar o tempo de trabalho das equipes de campo e eliminar os custos de implantação de grandes marcos de concreto sinalizadores.
Todo o reconhecimento para o estudo e definição do traçado foi realizado pela cobertura fotogramétrica com GSD (Ground Sample Distance) de 15 cm e geração de ortofotos e restituição na escala 1:2.000 e perfilamento a laser aerotransportado com densidade de 4 pontos/m² para geração dos modelos 3D. Foram entregues modelos digitais MDT e MDS em formato PLSCADD para facilitar a utilização dos produtos nos softwares de projetos elétricos.
Além de fornecer a EDP Energias do Brasil todas as informações sobre o terreno, a Engefoto elaborou o Cadastro Socioeconômico das propriedades atingidas pelo empreendimento. Foram realizadas pesquisas socioeconômicas patrimoniais de cada unidade atingida, a identificação da situação fundiária, avaliação conforme as características de cada propriedade e estudo do valor médio do hectare (ha) para cálculo das porcentagens indenizatórias. Finalmente foi gerada toda documentação necessária a geração da DUP (Declaração de Utilidade Pública) para fins de desapropriação e de instituição de servidão administrativa, para implantação da linha de transmissão e suas instalações.