Levantamento Topográfico utilizando o Sistema Laser Scanner Terrestre (TLS) para elaboração de maquete eletrônica tridimensional e plantas arquitetônicas.
A Prefeitura de Caxias do Sul buscava uma solução para obter plantas arquitetônicas de forma a elaborar projetos de revitalização das antigas instalações da Metalúrgica Abramo Eberle S.A (MAESA) um símbolo do desenvolvimento econômico do município de Caxias do Sul, que se encontrava abandonada.
Engefoto executou o serviço de Levantamento Topográfico a Laser utilizando o sistema Laser Scanner Terrestre (TLS) para elaboração de maquete eletrônica tridimensional e plantas arquitetônicas na escala 1:100 e tomada de imagens digitais coloridas. Devidamente referenciado ao datum horizontal Sistema de Referência Brasileiro (SIRGAS2000).
Com a varredura laser foram recobertos de aproximadamente 57.000 m², densidade de 1 ponto por cm², resultando em de 1124 cenas tomadas com o Laser Scanner Faro Focus 3D.
Foi realizada a integração direta com as fotografias panorâmicas, geradas pelo próprio equipamento, colorizando e aumentando a qualidade das informações coletadas em campo. Para o processamento de alta quantidade de dados foi utilizado o software ReCap 360 Ultimate (Autodesk) e o sistema Sketchup (Autodesk) para o melhor tratamento dos dados e na automatização e na elaboração das plantas arquitetônicas e nas maquetes 3D.
Com os avanços tecnológicos dos hardwares e softwares de Engenharia, a modelagem 3D junto ao conceito de Building Information Module (BIM), se tornou uma realidade para diversas aplicações. A recriação de plantas arquitetônicas a partir de levantamentos Laser Scanner Terrestre (TLS), permitem recuperar informações perdidas a dezenas ou até centenas de anos e reconstruir edificações que retratam a sociedade daquela região. A alta densidade de informações é um diferencial para este tipo de trabalho, pois permite reconhecer com exatidão os mínimos detalhes construtivos.